segunda-feira, 30 de junho de 2008

Amor de Clarice

Este trabalho do português Rui Torres é um poema visual inspirado no conto Amor da brasileira Clarice Lispector. A não-linearidade é permitida mas o leitor mesmo que percorra a linearidade que lhe é apresentada sente-se como que perdido dentro de um labirinto durante os primeiros trechos. O poema adaptado por Rui Torres torna-se mais denso que o original de Lispector, o som cria uma atmosfera de profunda soturnidade, de desconfiança no mundo novo em que a personagem principal, Ana, e o leitor, entram.

Ana, tradicional mulher casada, é assolada por um episódio no eléctrico, "bonde". O seu olhar atento sobre um homem cego que masca pastilha seguido de uma aceleração brusca do transporte que a atira ao chão irá provocar nela uma inquietação que abalará a segurança e alegria néscia em que vive. Amor de Clarice é uma história sobre a "misericórdia violenta" que por vezes assalta a confortável repetição dos nossos dias.


Som:
Carlos Morgado e Luis Aly; Video: Ana Carvalho; Voz: Nuno M. Cardoso; Texto escrito a partir de "Amor", de Clarice Lispector.

Nenhum comentário: